. nutricionista dá dicas de alimentação para curtir a folia e se manter saudável

nutricionista dá dicas de alimentação para curtir a folia e se manter saudável

“Já pintou verão, calor no coração, a festa vai começar! Salvador se agita, numa só alegria, eternos Dodô e Osmar!”...nesta semana começa a maior festa popular do mundo e os dias de folia são marcados por diversão, blocos de rua, fantasias das mais variadas, brincadeiras e muita disposição. Para aproveitar o melhor desse momento especial é preciso ter alguns cuidados com o corpo e principalmente com a alimentação.Cuidar da saúde e do corpo é essencial durante todo o ano, mas, no período de carnaval, se torna ainda mais importante. Nessa época, as pessoas passam mais tempo na rua, gastam muita energia, ficam expostos ao sol e, na maioria das vezes, não se alimentam nos horários corretos.
Por isso, é importante seguir algumas dicas para se cuidar sem perder os dias de folia. "Durante a folia, não podemos esquecer de ingerir líquidos. É fundamental para que o corpo aguente brincar sob sol. Portanto, beba muita água para repor os minerais perdidos na folia", indica Gabriel Pacheco, nutricionista da Rede Alpha Fitness. O nutricionista separou ainda outras dicas para cuidar do corpo sem perder os dias de folia. Para quem gosta de tomar uma cervejinha no carnaval, é fundamental intercalar o consumo com a água. A bebida alcoólica desidrata o corpo.
As frutas possuem vitaminas e minerais que auxiliam em diversas funções do organismo, dentre elas no processo de desintoxicação. Alimentos como a couve, o brócolis, a rúcula e o agriãoauxiliamno funcionamento do fígado. Portanto, são excelentes na luta contra a ressaca. Evitar longos períodos em jejum é importante! O ideal é fazer três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e pequenos lanches nos intervalos. “Coma alimentos que te forneçam energia. Assim você manterá o pique total no carnaval! Aposte nos cereais, arroz e massa, mas dê preferência a versão integral destes alimentos”, comenta Gabriel.É importante ficar atento às condições de higiene dos locais na rua. Os alimentos devem estar conservados adequadamente e os manipuladores devem estar com aparência, uniforme e mãos limpos.  Cuidado ao consumir frutos do mar e alimentos vendidos na praia.Por conta do calor, estes alimentos estragam facilmente e nem sempre estão mantidos em temperaturas corretas.
O especialista alerta ainda para evitar alimentos muito gordurosos e frituras, pois eles são mais difíceis de serem digeridos. Prefira preparações assadas, grelhadas ou cozidas.“Não é bom comer nada muito pesado, como sarapatel ou feijoada. Quando for comer nas ruas, observar a conservação do alimento para não correr risco de uma infecção”, finaliza o especialista, da equipe de nutrição da Rede Alpha Fitness.

Postar um comentário

0 Comentários