. Balé Folclórico da Bahia promove live com Ana Botafogo nesta terça, dia 26

Balé Folclórico da Bahia promove live com Ana Botafogo nesta terça, dia 26

Foto divulgação

Com participações de convidados nacionais e internacionais, o Balé Folclórico da Bahia (BFB) acaba de lançar o projeto  “BFB on live”. Nesta terça-feira, dia 26 de maio, às 20 horas, Vavá Botelho, fundador e diretor geral do Balé, recebe uma dos principais nomes da dança no país: Ana Botafogo, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Embaixadora da Cidade do Rio de Janeiro (RJ) para um bate papo sobre dança e a cultura no momento atual. Em seguida, na quinta-feira, dia 28, o BFB on live terá como convidadas Nildinha Fonseca, coreógrafa, primeira bailarina do Balé Folclórico da Bahia, pesquisadora e professora de dança-afro contemporânea , e Tainara Cerqueira, ex-bailarina do BFB, que hoje atua em musicais no eixo Rio – SP.  

 

As transmissões ao vivo devem acontecer, sempre às terças e quintas-feiras, no insta do Balé Folclórico da Bahia @bfdabahia tendo como convidados grandes nomes da dança no Brasil e no mundo, personalidades da cena cultural e do mundo artístico.

 

“As lives são um meio de nos mantermos, de alguma forma, próximos do nosso público e promovermos um diálogo sobre o momento atual da cultura, neste período em que estamos parados por causa da pandemia do Covid-19”, afirma Vavá Botelho. “Somos, seguramente, um dos principais embaixadores da cultura popular brasileira e afro-baiana para o mundo e, além do trabalho artístico, temos uma importante função social, é fundamental nos mantermos em movimento e em evidência”, explica o diretor geral da companhia.

 

O premiado Balé, única companhia profissional de dança folclórica no país, completa 32 anos no dia 7 de agosto, e já se apresentou em mais de duzentas cidades e 24 países, incluindo Estados Unidos, Itália, Inglaterra, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Nova Zelândia, Austrália, Alemanha, França, Holanda, Suíça, México, Chile, Colômbia, Finlândia, Suécia e África do Sul, dentre outros.

 

O grupo, que já foi reconhecido  pela Associação Mundial de Críticos como a melhor companhia de dança folclórica do mundo, arrebatou a admiração da poderosa Anna Kisselgoff, crítica de dança do The New York Times. "O prazer dos dançarinos, músicos e cantoras em fazer o que eles fazem sobre o palco é tão obviamente parte da vida deles que contagia todo o teatro”, escreveu Kisselgoff. “Eu já assisti seus maravilhosos bailarinos em diferentes países, sempre se comunicando com o público. Crianças e adultos são tomados de imediato pelos ritmos e encantos de sua arte", declarou a jornalista numa das suas criticas para o jornal norte-americano.

 

Programação BFB on live

 

A programação do BFB On Live nas próximas semanas contará com a participação da atriz e bailarina Claudia Raia (RJ); do cantor e compositor,  Caetano Veloso (BA);  da atriz, bailarina e cantora, Beth Goulart e sua mãe, a atriz Nicete Bruno (RJ); da diretora artística do Teatro Castro Alves (BA), Rose Lima; da atriz e bailarina, Ângela Vieira (RJ);  da bailarina,  coreógrafa e professora de dança, Tereza Cintra Monteiro (Ba);  do bailarino e coreógrafo  Anselmo Zola, diretor artístico da Studio3 Cia de Dança e da Semana Paulista de Dança (SP);  do criador e diretor artístico da Bienal de Dança de Lyon (França), Guy Darmet;  da bailarina, coreógrafa e professora de dança, Vânia Oliveira (Ba); Beth Rangel, bailarina, coreógrafa e professora de dança da Escola de Dança da UFBa;  Paulo Dutra, bailarino, coreógrafo, fundador e diretor artístico do Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo (RS); Edeise Gomes, bailarina, coreógrafa e professora de dança (BA);  do bailarino, Jorge Silva, professor de dança e coreógrafo (BA); Rosângela Silvestre, bailarina, coreógrafa internacional, professora de dança e criadora da técnica “silvestre” em dança afro (para o Balé Folclórico da Bahia criou as coreografias “Fêmeas”, “Ginga” e “Afixirê”, sendo esta última o carro-chefe da companhia, aclamada no mundo inteiro pela crítica internacional) e Hugo Martins, bailarino do BFB e coreógrafo (MG).

 

A primeira live do projeto foi na terça-feira passada, dia, 19, com as atrizes Gloria Pires e Marisa Orth, que têm um relacionamento antigo com a companhia de dança baiana. Na mesma semana, o BFB on Live, teve as participações também da coreógrafa Lia Robatto, fundadora da Escola de Dança da UFBa e Escola de Dança da FUNCEB (BA) e de Ingrid Silva, bailarina principal do Ballet of Harlem (Nova York);

 

Em seus 32 anos de atuação, o Balé Folclórico da Bahia já formou mais de 700 bailarinos. A maioria deles de origem muito simples, que aprenderam os primeiros passos de dança no Balé e hoje brilham em grandes companhias internacionais do mundo.

 

Dentre os ex-bailarinos do Balé, que ganharam o mundo, e já confirmaram presença nas lives: Slim Mello, do Ballet Bolshoi e solista do Alvin Ailey Dance Theater , em Nova York; Alan Eufor , atualmente professor de dança e de capoeira em Moscou, na Rússia; Edilene Alves, bailarina e coreógrafa de Ivete Sangalo e Leo Santana; Hugo Cortez, bailarino do musical Rei Leão na Alemanha, Holanda e Londres, músico do grupo STOMP em Londres; Rafael Leal, bailarino, ator e cantor em São Paulo; Carlos Santos, coreógrafo e professor de dança em Nova York; Guilherme Duarte,  bailarino do musical Rei Leão na Alemanha e Holanda, ator e artista plástico (Alemanha);  Joaquim Santana, do Complexions Dance Group (Inglaterra); Jean Salomão, bailarino do musical Rei Leão na Alemanha, Espanha e Inglaterra;  E também, o ex-percussionista do Balé Folclórico da Bahia, José Luís Nascimento, que atualmente é músico atuante em diversas bandas musicais na Europa.

 

Para ficar por dentro da programação, datas e horários das lives, siga a página do Balé Folclórico da Bahia no Instagram @bfdabahia 

 

 



Postar um comentário

0 Comentários