. Como liderar em tempos de pandemia

Como liderar em tempos de pandemia

Foto divulgação



Protagonista nesses últimos 3 meses, a COVID-19, infelizmente não está sozinha. Em um cenário de crise, incerteza e de medo, o desemprego é ainda, o grande vilão dessa história.
Segundo os dados mais recentes da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram que o Desemprego no Brasil chegou a 12,8 milhões no trimestre de fevereiro a abril deste ano, bem no foco da pandemia, que teve início em Março.

A Pandemia junto com o Isolamento Social trouxeram desafios de superação para todas as pessoas, e no contexto das empresas, os líderes têm um desafio ainda maior, já que a sobrevivência de muitos negócios depende da forma como eles conduzirão suas equipes. Sendo assim, o líder tem papel fundamental nesse cenário.

Especialista em RH, liderança, desenvolvimento e treinamento humano, ESTER GOMES, destaca algumas dicas de como LIDERAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS
(como o Home Office foi adotado por muitas empresas)
O líder se viu em um novo panorama: liderar por meio da tecnologia. Plataformas de Videoconferências online viraram a principal forma de comunicação entre o Líder e sua Equipe, se tornando parte de uma nova rotina.  O que já era praticado em algumas empresas virou algo essencial.
As empresas tiveram que adotar plataformas online para seus negócios continuarem.

A IMPORTÂNCIA DO SENTIMENTO DE EQUIPE
Para adotar novos processos e gerenciar crises internas durante a Pandemia, é primordial que o Líder enxergue o que todos os membros da equipe estão passando. O medo, a angústia e a incerteza são sentimentos que todos estamos vivendo. Ao reconhecer que esses sentimentos afetam os membros da equipe, é importante criar um espaço para que seu time possa se sentir à vontade para conversar. Algumas ações podem ser tomadas para minimizar e unir ainda mais as equipes, exemplos:
- O líder pode promover reuniões com a equipe toda a semana através de videoconferências online e a pergunta pode ser simples: “ Como estão se sentindo? Posso ajudar? “

SABER ORGANIZAR
Para a Liderança, que possui colaboradores que estão se sentindo sobrecarregados com a atual situação, e costumam ficar paralisados em seu trabalho no home office, dividir listas de tarefas em subtarefas, pode ajudá-los a se concentrar e sentir um senso de progresso. A adição de subtarefas, fará com que a lista possa parecer mais longa, porém, ajudará seus colegas de equipe a focar sua atenção nas responsabilidades diárias: no que eles podem realizar e não no que não podem.


COMUNICAÇÃO É ESSENCIAL
Caso o time pergunte para o líder: “ Como serão os projetos daqui para frente? “. E você, como líder, não puder dar uma resposta concreta, tudo bem. O que é importante e o mais eficaz, é que você tenha uma resposta comprometida. Exemplo: “É isso que eu sei. Um componente específico do projeto depende de outros fatores, e eu informarei sobre essa maneira específica quando tiver uma resposta para vocês”. Assim, a
equipe aprende como os líderes fazem, mais do que, com o que os líderes dizem.

PROMOVA O BEM- ESTAR DA SUA EQUIPE
Mesmo com a flexibilização de algumas cidades do Isolamento Social, o Home Office ainda terá continuidade. E para os colaboradores que irão precisar retomar aos seus postos, os líderes precisam promover algumas ações para garantir a tranquilidade dessa volta. Abaixo,  algumas ações que se aplicam para a liderança em ambos os cenários:


 Promova aliado ao seu RH, Workshops e treinamentos online motivacionais.

 Utilização de aplicativos para acompanhamento do bem-estar da equipe.

 Oferecer aos seus colaboradores palestras com profissionais de saúde e de saúde mental.

 Atualização e orientação sobre a prevenção

 Ter um Psicólogo, Coach ou Mentor à disposição, tanto para os Colaboradores como para os Líderes.

 Garanta que caso a sua equipe retorne ao trabalho presencial, ela terá todo o EPI necessário. Nesse momento, seria muito interessante uma Palestra com a Liderança e o RH da empresa, passando segurança e informações necessárias a seus colaboradores.

PRATIQUE A HUMANIZAÇÃO
Apesar de estarmos distantes muitas vezes devido ao Isolamento Social nunca foi tão importante uma Liderança Humanizada.
Mesmo usando da tecnologia, o Líder precisará entender momentos do seu Colaborador e conversar com ele, mesmo a distância (seja o distanciamento recomendado pela Organização Mundial de Saúde - um metro de distância presencialmente ou por videoconferência online).
 Isso é Humanização.

Um conceito-chave para os líderes entenderem também, é que eles são humanos primeiro, antes de qualquer função que possam ter.

Os líderes também terão medo, assim como as pessoas com quem trabalham. É verdade que eles são responsáveis pelos resultados de sua equipe e sua função é apoiar os membros da equipe, mas nem tudo o que acontece está sob seu controle. E está tudo bem. Nesses momentos, peça ajuda, procure o próprio RH ou o grupo de apoio ( Psicólogos, Coaches e Mentores ).

 

O Líder e seu time precisam estar muito unidos nesse momento. Com apoio mútuo e genuíno ambos podem alcançar o sucesso, mesmo durante uma pandemia.





Postar um comentário

0 Comentários