. A importância do Folclore e das brincadeiras no desenvolvimento infantil

A importância do Folclore e das brincadeiras no desenvolvimento infantil

Foto divulgação



Você sabia que em agosto é comemorado o mês do Folclore Brasileiro? O Folclore são lendas ou mitos que passam de geração em geração, como a história do Saci, da Mula sem Cabeça, da Iara, Curupira, entre outros. Também engloba adivinhas, músicas, danças, brincadeiras infantis e festas populares de uma região, como por exemplo, as cantigas de roda, Bumba Meu Boi, Folia de Reis, Carnaval e superstições. 

O Folclore é um tipo de saber popular que se valoriza e se perpetua por entre as gerações. Isso porque, a história do nosso grande e diverso país possui influências e tradições, advindas, muitas vezes, do próprio folclore marcado por atributos das culturas africanas, indígenas e portuguesas e se faz presente em cantigas, lendas, provérbios, costumes populares, brincadeiras, comidas típicas e danças. Estudar sobre o folclore brasileiro significa despertar em crianças e jovens uma curiosidade genuína sobre os antepassados, estimular seu interesse pela riqueza cultural de cada região do país. Além disso, o folclore envolve o universo da imaginação, da criatividade e do lúdico. Assim, o contato com o aprendizado a respeito do Folclore ajuda a estimular essas esferas, que são importantes para o desenvolvimento saudável e o bem-estar da criança”, descreve Jaqueline Bifano, psiquiatra infanto-juvenil.

“A Baby Bum Online, acreditando na importância de mostrarmos aos pequenos toda esta riqueza, traz fantasias, jogos e uma linha de roupas com estampas exclusivas do xilógrafo J.Borges conhecido por ilustrar maravilhosamente os mais de 200 cordéis que lançou em sua vida”, conta Graziella Soubhia, idealizadora da feira infantil Baby Bum.

As fantasias também fazem parte desse mesmo universo. A criança tende a enxergar o mundo de forma diferente do adulto, a realidade é totalmente vinculada ao extraordinário, ao fantasioso, principalmente as crianças mais novinhas. Esse universo deve ser compreendido pelos pais, e encarado como parte do processo do desenvolvimento. O estímulo ao universo da imaginação é saudável e importante ao longo do desenvolvimento, e as fantasias ajudam nesse processo. Nessa fase que estamos vivendo, é interessante criar uma rotina para esse momento junto ao filho, usando jogos e brincadeiras interativas, que estimulem a criatividade, que façam o filho sentir que está tendo sua total atenção e afeto naquele momento”, complementa Dra. Jaqueline Bifano.



Postar um comentário

0 Comentários