. Dietas restritivas podem atrapalhar emagrecimento

Dietas restritivas podem atrapalhar emagrecimento

 
Foto: Divulgação

Especialista dá dicas para emagrecer de forma sustentável


Por muito tempo, dietas para reduzir peso tinham apenas uma preocupação, gerar “indicie energético negativo”, ou seja, consumir menos calorias do que gasta no dia. As dietas tinham maior preocupação com quantidade do que com a qualidade da alimentação. 
 
Porém, dietas muito restritivas podem ter o efeito contrário, já que levam a uma queda do gasto energético, atrapalhando o emagrecimento, explica a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Faculdade UNINASSAU Natal, Beatriz Luz. “O corpo, ao se adaptar à dieta, acaba por reduzir o metabolismo. Com isso, em dietas que se baseiam apenas em quantidade de calorias, a pessoa precisa comer cada vez menos para perder o peso desejado, compensando, assim, essa queda do gasto energético”, pontua. 
 
O total de gasto energético de 24 horas de um indivíduo é determinado pelo gasto energético de repouso, maio o efeito térmico do alimento e o efeito térmico da atividade. “É muito importante consultar um endocrinologista para que ele analise se sua produção hormonal está adequada e ir a um nutricionista para receber um plano alimentar que seja feito para seu caso, seus hábitos alimentares e sua rotina de vida”, explica Beatriz.  
 
Confira a seguir dicas para emagrecer de forma saudável:
 
- Fique mais ativo e pratique exercício físico regularmente. Essa é a melhor forma de acelerar seu gasto energético; 
- Coma devagar e respeite a saciedade do seu corpo; 
- Não conte apenas as calorias, se importe com a sua qualidade alimentar;  
- Aumente a ingestão de água durante o dia;  
- Evite ficar muitas horas sem comer.


Postar um comentário

0 Comentários