. O mar encanta e os pacientes cantam, na varanda do Hospital Espanhol

O mar encanta e os pacientes cantam, na varanda do Hospital Espanhol

Fotos/vídeo:Marília Simões


“Quando eu vi o mar, eu tava novinha ainda. Hoje, quando eu vi de novo, eu senti uma emoção bonita”. Esta fala linda é de D. Aurelina Santana de Jesus, 71 anos, paciente do Hospital Espanhol, quando retornou ao seu leito, depois de uma sessão de Musicoterapia na Varanda, de frente para a Baía de Todos os Santos. 

Moradora da Comunidade da Pumba, no município baiano de Cruz das Almas, a 150km de Salvador, a dona de casa somente teve a oportunidade de apreciar o mar quando era jovem. 

Até mesmo o fato de estar presa a um cilindro de oxigênio que usava para facilitar a sua respiração, não impediu que a sua visita ao mar lhe proporcionasse uma “emoção bonita”.



O Hospital Espanhol realiza sessões de Musicoterapia nos leitos,desde o último mês de maio. E em julho, começou a realizar a ação Música na Varanda, quando se associa o passeio dos pacientes às varandas dos andares, sempre acompanhados dos profissionais de enfermagem, às sessões de música. 

O número de pacientes regulados para o Hospital que vêm de cidades do interior baiano é grande. E muitos demonstram a emoção de estar revendo o mar, depois de muito tempo ou, até mesmo, vendo o Oceano Atlântico pela primeira vez. 

E a equipe se emociona junto, compartilhando de momentos de alegria, em meio a internamentos na pandemia da COVID-19.

Fotos/vídeo:Marília Simões



Postar um comentário

0 Comentários