. 40rentona na 40rentena ao vivo no Teatro Gamboa!

40rentona na 40rentena ao vivo no Teatro Gamboa!

 
Foto: Divulgação


A atriz Andrea Elia encarna a “40tona na 40tena” e sobe ao palco do Teatro Gamboa nos dias 26/09, às 19h e 27/09, às 17h, para apresentações ao vivo pelo Gamboa Online Teatro ao Vivo, através do site www.teatrogamboaonline.com.br. Os ingressos custam R$ 20, 00  e R$ 10,00 e estão à venda no próprio site do teatro.  A classificação etária é 14 anos.

“A 40tona na 40tena” marca a estreia de um texto inédito da atriz Andréa Elia que com 30 anos de carreira, respondeu criativamente a crise pandêmica lançando nas redes sociais uma personagem de si mesma: A 40tona na 40tena, protagonista de cerca de 23 videos autorais com alcance de 9.500 (nove mil e quinhentas) visualizações. 

Provocada pela projeção virtual a atriz, ainda estreante na linguagem tecnológica, potencializa os deslocamentos criativos da 40tona dando voz agora à  personagem no palco da 40tena, pelo projeto Gamboa Online .  

Lá, atriz e persona se encontram numa aventura mítica inspirada pela deusa japonesa Uzume, que ao realizar uma dança ousada e irreverente, provoca gargallhadas dos deuses, libertando sua irmã que encontrava-se triste e recolhida numa caverna. A dança de Uzume marca o movimento criativo da atriz que ao romper os aparentes limites do isolamento fisico liberta a 40tona, que expõe com seu humor catártico temores coletivos, provocando risos e reflexões. 

Os diálogos entre essas personas refletem opostos: sofrimento e prazer, morte e vida, alegria e dor, promovendo temas como auto julgamento, transitoriedade, adaptabilidade, pertencimento e libertação. 
Sobre Andréa Elia - Bacharela em Direito pela Universidade Católica do Salvador, em 1986, Andréa Elia fez do Teatro a sua real tribuna. É uma empreendedora das Artes Cênicas, atuando há 30 anos como atriz, professora e diretora teatral.  

Vencedora do Prêmio Braskem de Teatro, na categoria melhor atriz em 2010 pelo espetáculo “As Velhas” de Luiz Marfuz. Em 1995 foi vencedora do Concurso Melhor de 3 do Faustão, valendo um contrato com a Rede Globo. Sua atuação se consolidou fora de Salvador com o espetáculo Divinas Palavras, um grande marco nos Festivais de Curitiba, Londrina, São Paulo e Recife. 

Ganhou projeção internacional atuando no espetáculo Kaô, que representou a Bahia em Moscou, Espanha e Portugal em 2001. Em 2010 celebrou 30 anos de carreira com o monólogo “A Caixa Não é de Pandora” com apresentações nos Festivais de Porto Alegre e Recife.  

Interpretou Maria Madalena na Paixão de Cristo por 05 anos consecutivos, sob direção de Paulo Dourado. Há vinte anos vem ministrando aulas para a formação em Teatro no Villa Campus de Educação, Acbeu e há dez anos no Grupo LM para o desenvolvimento pessoal de seus funcionários. 
Desde o decreto do isolamento do Covid -19, Andrea Elia tem se projetado nas redes sociais com a personagem a “40tona na 40tena”, escrevendo, atuando e produzindo videos tematicos que partem do conceito do riso mítico libertador, objeto de pesquisa de sua formação atual como terapeuta junguiana, pelo Instituto Junguiano da Bahia.  



Ficha Técnica 
Concepção e dramaturgia: Andréa Elia 
Assessoria para dialógica de cena: Renata Berenstein 
Luz: Nathan Lemos 
Cenário: Renata Berenstein 
Figurino: Rino Carvalho 
Técnico de Palco e Contra Regra: Cleiton Oliveira 
Trilha Sonora: Warney Jr. 
Assessoria para dialógica corporal: Warney Jr. 
Programação visual: Renata Berenstein 
Edição dos Vídeos da 40tona na 40tena: Via Press 
Vídeo-maker dos vídeos de divulgação do espetáculo: Guilherme Stadtler 
Sobre Renata Berenstein 
Graduada em psicologia pela Universidade Federal da Bahia em 2008, mestre em Arte Cênicas, pela UFBA, tem experiência na área de desenvolvimento de projetos sócio culturais em plataformas interativas e setoriais, cruzando a arte com a saúde mental. 
Coordena e assina a direção artística do grupo de teatro “Os Insênicos”, formado por usuários do serviço de saúde mental. É uma das idealizadoras e curadora do PETIZ- Festival de Arte para Infância e Juventude.

Postar um comentário

0 Comentários