. Hospital Espanhol focado na Segurança do Paciente

Hospital Espanhol focado na Segurança do Paciente


Foto: Ascom Hospital Espanhol




Uma manhã de troca de ideias, dinâmicas e informações sobre a razão de um serviço de saúde: o paciente. Nesta quinta-feira (24), profissionais do Hospital Espanhol se reuniram para assistir à palestra  “Segurança do Paciente”, ministrada pela Doutora em Medicina e Saúde, Almerinda Luedy, que é Mestre em Enfermagem, Especialista Internacional em Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente pela Fiocruz e sócia-fundadora da Sociedade Brasileira em Segurança do Paciente - SOBRASP.

A linha de frente do Hospital Espanhol recebeu de braços e conhecimentos abertos, esta especialista no assunto para agregar valor às práticas hospitalares. O enfoque da necessidade do trabalho em equipe foi ressaltado pela palestrante, durante todo o conteúdo abordado. “Quando falamos de qualidade e segurança do paciente, temos de entender que é um trabalho de todos nós, de toda a equipe. Um trabalho para muitas mãos” – disse Almerinda.

A segurança do paciente depende da qualidade da sua assistência, relacionada à estrutura humana da mão de obra e à estrutura material - física e tecnológica - disponíveis para o seu cuidado. Um tema vasto, delicado, complexo e essencial para ser discutido e praticado a cada plantão.




Núcleo de Segurança do Paciente

O Hospital Espanhol está consolidando, neste mês de setembro, o seu Núcleo de Segurança do Paciente. A palestra de Dra Almerinda Luedy foi uma ação marcante para a continuidade deste trabalho.

Mesmo com o foco na COVID-19 e como o Centro de Referência para Tratamento da doença, no Estado da Bahia, o Hospital tem investido continuamente na capacitação de pessoal. Esta é uma proposta de trabalho qualificado que o INTS – Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde – aplica, nas unidades em que faz a gestão. 

Foto: Ascom Hospital Espanhol





“Nossa rotina tem um ritmo intenso e estressante de um Hospital de Campanha, mas não deixamos de nos preocupar com o apoio à qualificação do profissional. Independente do momento, sendo numa pandemia ou não, a segurança do paciente sempre tem de estar em primeiro lugar” – afirmou Dra Thayse Barreto, Diretora Geral do Hospital Espanhol, na abertura da manhã de atividades.

Sanjaya Gatis é enfermeira, Presidente da Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Espanhol e membro da REBRAENSP – Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente e ressaltou: “A segurança dos profissionais de saúde é fundamental para a segurança do paciente. E ninguém melhor do que Almerinda Luedy, que é uma referência neste assunto, pra falar sobre isso. Foi uma palestra maravilhosa! O INTS acertou em cheio, mais uma vez. E assim, continua o nosso trabalho de capacitação com os profissionais de saúde”.

17 de setembro é o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A data foi criada em 2019, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para alertar sobre a importância da assistência segura. E é um alerta para gestores, profissionais de saúde, pacientes, familiares e cuidadores. Trabalhar em ambientes estressantes, pode contribuir para a ocorrência de eventos adversos relacionados à assistência, causando danos aos pacientes em serviços de saúde.


Marília Simões_
MTE 1474Ba
71 99989 6677





Postar um comentário

0 Comentários