. Livro infantil fala sobre a importância da Floresta Amazônica e as consequências do desmatamento

Livro infantil fala sobre a importância da Floresta Amazônica e as consequências do desmatamento

Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia”, da escritora Isa Colli, leva conscientização e provoca reflexão aos pequenos de forma lúdica.

O futuro está nas mãos dos jovens. Uma frase que pode até parecer clichê a certo ponto, mas que não deixa de ser verdade. As crianças e os adolescentes de hoje, serão os presidentes, advogados, médicos, professores, jornalistas, entre tantas outras profissões de amanhã.

Para se tornarem bons profissionais, bons cidadãos, os jovens precisam de algo fundamental na vida: a educação. Além de saberem da importância de se discutir e aprender sobre os problemas que o mundo enfrentam, para que assim, erros não sejam repetidos. 

Foto divulgação



A jornalista e escritora, Isa Colli entende essa questão, além de saber e acreditar que os jovens podem mudar o mundo. Por isso através da literatura leva conscientização e discute de forma lúdica, na linguagem das crianças, temas tão sérios e importantes, como a preservação da Amazônia. 

A maior floresta tropical do mundo infelizmente sofre com severos danos todos os dias: desmatamento, queimadas, extração ilegal de madeira, criação de grandes hidrelétricas e a mineração. 

Os danos na Floresta Amazônica trazem consequências para todo o planeta, visto que altera as chuvas no Brasil e no restante da América Latina. Sem contar a perda de biodiversidade, muitas plantas e animais só são encontradas no local.  Além disso, a região é importante para a conservação do clima do planeta, manter o equilíbrio ambiental e reciclar grande parte de carbono na atmosfera.

As consequências dos prejuízos causados na floresta é o tema do livro “Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia”, da escritora. Na história, as abelhinhas Vivene e Florine viajam até a região para descobrirem a foram como os animais do local se uniram e reverteram as perdas que sofreram e expulsaram o seu maior inimigo: o homem. 

Ao longo das páginas de uma forma objetiva e que as crianças entendam, Isa narra como as pessoas podem se unir e fazerem sua parte para salvaram o meio ambiente, com foco na Floresta Amazônica, um local que afeta e deve ter importância para todos.

“O maior objetivo da história é inspirar as crianças para que elas entendam o papel da Amazônia e de como elas podem ajudar a salvá-la. Acredito que os pequenos são a nossa maior arma nessa luta, quando eles se inspiram e entendem do assunto, eles mobilizam toda a família em prol de uma ação”, explica a autora.

Para a escritora, é através da conscientização que se pode reverter a perda que as ações do homem causam na natureza e a melhor forma de fazer isso, é através da educação e ensinando aos pequenos desde cedo.

“’Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia’ é uma história de reflexão. É uma história com uma mensagem muito forte. A narrativa mostra o que pode ocorrer se não começarmos a lutar pelo nossos maior bem que é a Floresta Amazônica. Eu espero que a história possa inspirar e causar impacto aos leitores”, conclui Isa. 

O livro pode ser adquirido em formato e-book ou físico no site da editora Colli Books.




Postar um comentário

0 Comentários