. Programa de Estágio da Braskem com 58 vagas na Bahia foca em diversidade racial

Programa de Estágio da Braskem com 58 vagas na Bahia foca em diversidade racial

Em constante evolução na temática Diversidade & Inclusão, a próxima edição do Programa de Estágio da Braskem traz novidades implementadas para garantir o aumento da diversidade racial entre os candidatos, atraindo principalmente o interesse de estudantes negros. Com etapas 100% on-line, Teste de Tomada de Decisão, em substituição ao Teste de Raciocínio Lógico, e “gamificado”, o processo seletivo vai focar no alinhamento do perfil do candidato com a cultura da empresa. São oferecidas 58 vagas na Bahia, sendo 16 para estudantes de curso técnico e 42 para universitários. Também há oportunidades para os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, totalizando mais de 300 vagas. O prazo para inscrição vai até 7 de outubro, no site https://www.braskem.com.br/carreira.

Para garantir mais diversidade e inclusão, a Braskem também flexibilizou alguns critérios de seleção. O idioma inglês deixou de ser obrigatório em 40% das vagas. A seleção de currículos também continua sendo às cegas, sem acesso a informações como idade e faculdade. A companhia manteve, ainda, parcerias com a Cia de Talentos, a consultoria Mais Diversidade e com coletivos negros de universidades para realizar iniciativas direcionadas à atração, desenvolvimento e inclusão de grupos historicamente minorizados pela sociedade.

“A Braskem tem um compromisso de desenvolver ações estruturadas a fim de proporcionar um ambiente de trabalho inclusivo e diverso. O Programa de Estágio é a principal porta de entrada para a empresa e buscamos, todos os anos, revisar etapas, inovar e aprender com os desafios para cumprir a nossa missão de aumentar a representatividade de grupos minorizados no programa, principalmente a de negros.”, afirma Debora Gepp, responsável pelo Programa de Diversidade & Inclusão da Braskem.

 

Foto divulgação


Neste ano, uma das etapas para a seleção de candidatos para o estágio universitário é um jogo imersivo, no qual o candidato escolhe um avatar com várias combinações de características físicas, contemplando a diversidade humana. Ao navegar pela plataforma digital, desenvolvida em parceria coma a Pushstart, o candidato passa por fases com elementos referentes ao negócio da Braskem, se apresentado e conhecendo melhor a empresa.

 

A avaliação começa na segunda etapa, com a resolução de desafios propostos. O Teste de Tomada de Decisão será aplicado na fase seguinte, chamada de “Braskem Makers”, uma dinâmica virtual e em grupo na qual a liderança vai acompanhar o desempenho de cada um dos candidatos e identificar tipos de perfil fundamentais para quem deseja fazer parte do time Braskem. A última etapa é entrevista individual com os líderes de cada área onde o candidato irá estagiar.

 

Já para o Estágio Técnico, o candidato será selecionado também por meio de um jogo, que conta com desafios seguindo uma lógica de circuito, e com base nas entrevistas individuais.

 

“Entendemos que para esse novo direcionamento no processo seletivo é fundamental que os líderes também reflitam sobre seus vieses inconscientes e que tenham a habilidade de identificar os softs skills que são importantes para o dia a dia das nossas equipes. Por isso também intensificamos a capacitação em diversidade e inclusão de todos os integrantes responsáveis pela seleção, para que tenham um olhar ainda mais cuidadoso. Nosso principal objetivo é que esta experiência seja enriquecedora para todos os candidatos, que eles tenham a chance de conhecer mais a Braskem e que tomem a decisão de integrar o nosso time de forma consciente e responsável”, diz Fernanda Tognolli, integrante da área de Pessoas e Organização da Braskem. 

 

As mudanças no Programa de Estágio estão em linha com a Proposta de Valor da Braskem construída em conjunto com os funcionários, representada pela sigla BeUX (Be = seja, U = Você e X experiência), ou seja, potencialize o que você tem de melhor por meio das experiências vividas. “Na Braskem, acreditamos que as particularidades de cada indivíduo enriquecem o dia a dia, garantindo um ambiente mais criativo e com repertórios diferentes que contribuem para o aprendizado de todos”, finaliza Debora Gepp.

 

Saiba como as vagas estão divididas:

 

Programa de Estágio Universitário

Estão abertas 249 vagas para estudantes universitários cursando a partir do terceiro semestre da universidade, em cursos variados como Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comércio Exterior; Comunicação Social (Jornalismo e Relações Públicas); Engenharias; Cursos de TI Logística; Biologia; Psicologia; Química; Relações Internacionais; entre outros.

Duração do programa: até dois anos.

 

Programa de Estágio Técnico

São cerca de 50 vagas para estudantes que estejam cursando a partir do segundo semestre do curso técnico. As oportunidades estão localizadas nas operações industriais do ABC, Cubatão e Paulínia (SP), Duque de Caxias (RJ), Triunfo (RS), Maceió (AL) e Camaçari (BA).

 

Para se inscrever é necessário cursar Automação; Automação Industrial; Edificações Elétricas; Eletroeletrônica; Eletromecânica; Eletrônica, Eletrotécnica; Instrumentação; Manutenção; Manutenção Mecânica; Mecânica; Mecatrônica; Metalurgia; Plásticos; Química; Química Industrial; Robótica ou Segurança do Trabalho e Soldagem.

Duração do programa: um ano.






Postar um comentário

0 Comentários