. PT lança candidatura de Major Denice nesta quarta (16), às 12h30, em transmissão direto de comunidade

PT lança candidatura de Major Denice nesta quarta (16), às 12h30, em transmissão direto de comunidade

A convenção do Partido dos Trabalhadores (PT) que vai oficializar a candidatura da Major Denice tem um novo horário nesta quarta-feira (16). Anteriormente marcado para às 09h da manhã, agora será realizado às 12h30, direto de uma comunidade de Salvador. O evento contará com transmissão ao vivo para a militância petista, por meio do aplicativo zoom e para o público geral pelo YouTube, nos canais da candidata e na TV PT, além do Facebook do PT Salvador e do PT Bahia.

O ato, que dará partida à disputa pelo Executivo soteropolitano, será realizado em um ponto emblemático da capital baiana. Transmitida direto de uma comunidade da cidade, a Convenção Municipal do PT vai contar com a presença de Major Denice e de lideranças nacionais, estaduais e municipais da legenda, como a presidenta Gleisi Hoffmann, o governador da Bahia, Rui Costa, o senador Jaques Wagner e os presidentes do PT da Bahia e do PT de Salvador, Éden Valadares e Ademário Costa, além de participações do ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Foto divulgação


Inversão de prioridades
A escolha do local para o lançamento da candidatura da Major Denice segue o caminho de inversão de prioridades, defendida pela postulante petista durante a pré-candidatura até aqui. "Isso reflete a origem dessa campanha, que será um projeto que começa nas comunidades, de forma democrática e participativa. Essa será uma convenção que mostra a representatividade dos seus candidatos, não só da majoritária, mas também da bancada de candidatos para Câmara de Vereadores. Nossa convenção será uma festa da diversidade, que acontecerá em toda a cidade", afirma a Major Denice.

O evento também é resultado do debate e organização do partido para as eleições em Salvador. Depois do lançamento do Programa de Governo Participativo (PGP), diversas encontros virtuais – entre formações, reuniões setoriais e plenárias territoriais – foram promovidos para garantir a construção de um projeto para ser apresentado a Salvador durante as eleições 2020. O movimento 'Salvador, Mãe de Todos', divulgado por meio de uma plataforma digital colaborativa, também protagonizou o processo de escuta da população da capital baiana na pré-campanha do PT à Prefeitura.

O presidente do PT de Salvador, Ademário Costa, lembra que nesse ano a disputa eleitoral tem características diferentes, devido à pandemia, sem as tradicionais mobilizações de rua e aglomerações da militância. “Essa é a essência do Partido dos Trabalhadores: nasce do povo e é para o povo. E a nossa chapa representa exatamente isso: nasce do chão das nossas comunidades, de uma mulher negra, que traz com ela uma proposta de bancada de vereadores plural para uma cidade plural", afirma o dirigente. "Por isso estamos convocando todas e todos os militantes, que coloque sua estrela no peito com muito orgulho, pegue sua bandeira e sua camisa de luta e junte-se a nós para mostrarmos à cidade o nosso projeto de governo, voltado para todos e todas e não apenas para uma parte da sociedade”, conclamou Ademário Costa. 

Transformar Salvador
Militante antiga do PT, Major Denice se filiou ao partido em março deste ano. Para se candidatar à prefeitura e continuar colocando em prática as políticas de transformação social da sigla já reconhecidas em todo o país, precisou se afastar da Policia Militar do Estado da Bahia (PM-BA) e da Ronda Maria da Penha, patrulha especializada no combate a violência doméstica contra a mulher.

“Eu queria transformar a Polícia Militar. Agora me direciono, me encaminho para estar nesse lugar de candidata à Prefeitura de Salvador. Na minha cabeça é continuar com o meu projeto, continuar com o meu sonho de vida, minha escolha. É pra transformar essa cidade”, disse a pré-candidata, que ainda reforça o desejo de igualdade para Salvador. “A minha ideia hoje, mais que meu sonho, é transformar a história dessa cidade. Durante todo o tempo fomos nos amontoando em casas, lajes e telhados. Esta cidade foi, sim, nos empurrando para a desigualdade. Em algum momento, disseram para a gente que a gente tinha que se acostumar com isso”, afirma.

Trajetória
Nascida e criada no bairro do São Gonçalo do Retiro, Denice Santiago Santos do Rosário, 49, é psicóloga (Faculdade da Cidade do Salvador), pós-graduada em Gestão de Direitos Humanos e Segurança Pública (Universidade do Estado da Bahia – UNEB), possui o título de mestra em Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS – Universidade Federal da Bahia – UFBA) e é doutoranda no Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre a Mulher (NEIM – UFBA). É idealizadora e co-fundadora da Ronda Maria da Penha, patrulha da Policia Militar do Estado da Bahia (PM-BA) que salvou a vida de 6 mil mulheres violentadas. 

Soteropolitana e mãe de um adolescente de 19 anos, Major Denice ganhou títulos de Maria Felipa da Contemporaneidade, pela Associação Maria Felipa (2013); Mulheres Guerreiras, pela Câmara de Vereadores de Salvador (2011); Mulheres Negras – Edialeda Salgado, pela Secretaria Municipal de Reparação (2011); e Maria Bonita, pela Secretaria de Políticas para Mulheres (2011). Ganhou ainda a Comenda Dois de Julho, pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba, 2018); Comenda Maria Quitéria, pela Câmara Municipal de Salvador (2018), entre outros.

Foi a primeira vencedora do Prêmio Práticas Inovadoras no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, no Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2017); recebeu o Diploma Muller Cidadã Bertha Lutz, pelo Senado Federal (2017); a Medalha do Mérito Policial Militar (Bahia e Sergipe); a Medalha do Mérito Militar Brigadeiro Falcão (Maranhão, 2017); a Medalha do Mérito do Ministério Público da Bahia; além do Prêmio Cláudia, na categoria Políticas Públicas, pela Revista Cláudia, da Editora Abril; e o Shopping Barra Mulher (Salvador, 2017). 

SERVIÇO:

Convenção Municipal do PT de Salvador

Coletiva de Imprensa com a Major Denice

QUANDO: Quarta-feira, a partir das 12h30 

ONDE: Zoom, Redes sociais do PT e da Major Denice

Postar um comentário

0 Comentários