. Testes de Covid-19 são essenciais para profissionais de saúde

Testes de Covid-19 são essenciais para profissionais de saúde

Indispensáveis, os profissionais de saúde têm se mostrado verdadeiros heróis na luta contra o CoronavírusPor estarem na linha de frente dessa batalha, sua segurança têm sido uma preocupação constante de diversos órgãos que, inclusive, garantiram prioridade aos profissionais nos testes rápidos de Covid-19.  

 

De acordo com um texto publicado pelo Ministério da Saúde em abril, a estimativa, com base em dados de outros países, era de até 15% de incidência de COVID-19 nesses grupos, o que corresponderia, no Brasil, a cerca de 2 milhões de pessoas. Houve até mesmo uma decisão do STF reconhecendo o Coronavírus como acidente de trabalho. 

 

Importante ressaltar que, após sua jornada de trabalho o profissional retorna para casa onde estão também os seus familiares, que podem ser colocados em risco.  Para ajudar a manter tantas pessoas em segurança, os testes se fazem mais que necessários.  


Foto Divulgação


 

“Precisamos pensar que aquela pessoa, além de estar no seu dia-a-dia combatendo o vírus e ajudando a salvar vidas, também tem uma preocupação muito grande com quem ele possa estar colocando em perigo, que são as pessoas mais próximas, seus familiares. A realização do teste, vai ajudar especialmente no quesito psicológico, gerando um pouco de alívio para quem está vivendo uma tensão constante”, comenta Betânia Torallessócia e fundadora do DNA Laboratório & Genética. 

 

No Laboratório DNA, por sua vez, há cerca de 20 colaboradores na linha de frente da coleta e mais 12 na etapa de processamento. Em função disso, o cuidado com a higiene é reforçado diariamente. Além de todos os protocolosEPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e orientações aos funcionários, os mesmos ainda passam por testagens uma vez por mês. 

 

A questão da saúde ultrapassa o físico. Também envolve o psicológico e o emocional. Nesse momento é fundamental proteger nosso corpo, mas também cuidar de nós integralmente. Oferecer os testes para os profissionais que precisam lidar diariamente com a doença vai além de uma questão prática ou protocolar, é olhar o ser humano que está ali e que tem uma família, que se preocupaCuidar das pessoas para nós é essencial. É nisso que o DNA acredita e é isso que fazemos”, afirma Diego Miguel, médico geneticista e assessor científico do DNA Laboratório. 





Postar um comentário

0 Comentários