. Hospital Espanhol celebra Dia Mundial de Cuidados Paliativos

Hospital Espanhol celebra Dia Mundial de Cuidados Paliativos

Foto ascom Hospital Espanhol



Às 10h, do dia 10/10, 10 balões no ar com 10 palavras e, nos leitos, a infinita vontade de trabalhar para confortar o paciente. Assim foi celebrado o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, no Hospital Espanhol. 

A Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital organizou uma semana de intensa programação na unidade, de 5 a 10/10/20, com palestras, dinâmicas e treinamentos sobre o tema. E neste sábado, a programação foi encerrada com a ação dos balões. 

Foto ascom Hospital Espanhol



Azuis e metalizados, em cada um deles, uma palavra impressa:
Afeto, Amor, Conforto, Cuidado, Cuidados Paliativos, Espiritualidade, Paz, Qualidade de Vida, Saudade e Velar.

“Palavras que referem às necessidades trabalhadas na prática de Cuidados Paliativos que é o conjunto de práticas com ênfase no cuidado integral, direcionadas para a prevenção e o controle de sinais e sintomas em pessoas que enfrentem doenças ameaçadoras da vida” - explica a médica intensivista, Dione Machado, membro da Comissão de Cuidados Paliativos do Hospital Espanhol. 

A prática de Cuidados Paliativos foi originada na Inglaterra, nos anos 60. Em 1970 chegou aos EUA e somente na década de 90 foi implantada no Brasil. 

Foto ascom Hospital Espanhol



Em 2002, a OMS (Organização Mundial de Saúde) revisou e atualizou os conceitos sobre as práticas, estendendo a aplicação aos familiares, cuidadores e equipes de saúde que sofrem junto com o paciente. 

“Na pandemia, numa realidade de isolamento, mais do que nunca, precisamos confortar o paciente, seus familiares e os profissionais de saúde. A prática de Cuidados Paliativos é essencial na assistência. E na paliação, rompemos os limites do cuidado com ética, dignidade e empatia” - conclui a Diretora Geral do Hospital Espanhol, a médica Thayse Barreto. 




Marília Simões
MTE 1474Ba
71 99989 6677





Postar um comentário

0 Comentários