. Ironfisio fala sobre lady Gaga fibromialgia e fisioterapia preventiva

Ironfisio fala sobre lady Gaga fibromialgia e fisioterapia preventiva

Recentemente, a Revista Isto É Gente publicou uma foto de Lady Gaga, que sofre de fibromialgia, escalando uma montanha, o que levantou muitos comentários que não representam a realidade sobre a doença. Ao contrário do que se pensa, exercícios físicos e fisioterapia preventiva são indicados no tratamento.


Em 2017 Lady Gaga teve um motivo forte para a ausência no Rock in Rio: fibromialgia, uma doença de causas ainda desconhecidas e que provoca dor crônica generalizada no corpo, cansaço, rigidez muscular, depressão e problemas de sono. A primeira vez que Lady Gaga falou sobre viver com dor crônica foi em 2013, mas até então ela ainda não havia revelado a causa. No twitter, a cantora declarou: "Quero ajudar a aumentar a conscientização sobre esse tema e conectar as pessoas que tem fibromialgia".


Foto divulgação


A síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas. 

As opções terapêuticas para o tratamento da fibromialgia incluem medicações para reduzir a dor e melhorar o sono, programas de exercícios para fortalecer a musculatura e melhorar a aptidão cardiovascular, técnicas de relaxamento para combater a tensão muscular e programas educativos para ajudar o paciente a entender e manejar os sintomas da síndrome.

Segundo os fisioterapeutas Amândio Besteiro e Edil Nepomuceno, sócios da Ironfisio Integrativa,  "a fisioterapia é essencial na melhora do controle da dor, no aumento e/ou na manutenção das habilidades funcionais do paciente. Dentro das possibilidades de tratamento, além da fisioterapia convencional, é possível realizar a acupuntura, hidroterapia e Pilates, muito Pilates".

"Os exercícios fisioterapêuticos são, normalmente, direcionados à reabilitação de pacientes com limitações motoras decorridas de lesões ou de doenças crônicas. Por sua vez, o princípio da fisioterapia preventiva é adaptar os exercícios de forma a evitar que os problemas ocorram, sobretudo na população de risco, como idosos e esportistas", completam Amândio e Edil.

O conceito de fisioterapia preventiva está muito ligado à ideia de saúde mais global e multidisciplinar. Por isso, ela é composta por exercícios de alongamento, aliados aos de relaxamento e de respiração.

Muitas pessoas ainda acham que fisioterapia é só para quem tem problemas motores. Essa concepção é comum, já que a maioria das pessoas que procuram as clínicas sofreram algum tipo de lesão ou têm alguma doença crônica.

Entretanto, os exercícios fisioterapêuticos também são úteis não apenas como tratamento, mas também como medida profilática, que garante mais condicionamento físico e qualidade de vida. Portanto, se você quer conhecer essa nova tendência e se preparar para atender esse tipo de demanda, continue a leitura e saiba o que é fisioterapia preventiva.

Por meio da prevenção, o fisioterapeuta proporciona mais qualidade de vida e disposição para seus pacientes, tudo isso sem sofrimento e com o mínimo de impactos negativos para a saúde. 

Ironfisio - Instagram @ironfisio.integrativa







Postar um comentário

0 Comentários